B-Zen®

Lisboa, Portugal & Online

Top
 

Uma Vida Equilibrada como prevenção da Saúde Mental

Uma Vida Equilibrada como prevenção da Saúde Mental

Uma Vida Equilibrada como prevenção da Saúde Mental

Nos dias que correm, há tempo para ser feliz? Esta é a pergunta que, hoje em dia, muitos de nós fazemos ao lidar com a azáfama do dia a dia. Mas será que temos tempo para pensar em felicidade? Na verdade, este é um termo que nos parece supérfluo em tempos de sobrevivência. No entanto, é uma atitude cada vez mais necessária, senão corremos o risco de entrar na tal “crise de esperança” de que tanto se fala. Hoje em dia, a vida pode parecer ter voltado ao normal, depois dos tempos mais complexos causados pela mais recente pandemia. Porém, muitas pessoas estão ainda a lutar contra a ansiedade, a tristeza, a depressão e o esgotamento mental. Não é por acaso que 2022 é chamado de “o ano da saúde mental”. E ainda bem que assim é porque, apesar de alguns avanços em relação a outras eras, o estigma da saúde mental parece prevalecer até aos dias de hoje e “é importante falarmos sobre este tema e acabarmos com ideias preconcebidas” – como refere a psicóloga da B-Zen® Daniela Costa.

Nos dias que correm, há tempo para ser feliz? Esta é a pergunta que, hoje em dia, muitos de nós fazemos ao lidar com a azáfama do dia a dia.

A verdade é que a sociedade prioriza a gestão das doenças físicas e ainda ignora a realidade de muitas doenças mentais. Por exemplo, só muito recentemente, em Maio de 2019, é que a Organização Mundial de Saúde, finalmente, reconheceu e classificou o Burnout, também chamado de Esgotamento Mental, como uma patologia.
A saúde mental é ainda uma área historicamente negligenciada e que acaba por prejudicar empresas, colaboradores e a própria sociedade como um todo.

Então qual o caminho para a felicidade? Que ferramentas temos ao nosso dispor para a prevenção da nossa saúde mental? Seguem algumas dicas da psicóloga Daniela Costa:

  1. Manter um estilo de vida saudável – como comer bem e manter uma rotina de exercício físico.
  2. Dormir bem – o sono reparador diminui a nossa hormona do stress (o cortisol).
  3. Fazer pausas ao longo do dia – são muito importantes, sobretudo em contexto de trabalho.
  4. Potenciar o nosso lado criativo – experimentar algo novo, desenvolver um projeto pessoal divertido, ter um hobby como dançar, tocar música, escrever, ou outro capaz de estimular a capacidade criativa.
  5. Começar o dia com um ritual de relaxamento – nem que seja de apenas 15 minutos de exercícios respiratórios, ouvir uma música tranquila, ler algo inspirador, escrever uma intenção para o dia, etc.
  6. Praticar meditação – é outra atividade que pode ser incluída na rotina, pois reduz o stresse e ajuda a aumentar o foco e a atenção no momento presente, reduzindo a ansiedade.
  7. Fazer pausas na utilização das novas tecnologias – é importante fazê-lo ao longo do dia mas, sobretudo, à noite, pois os écrans reduzem a produção de melatonina (a hormona do sono).
  8. Ter momentos de lazer – o convívio social é fundamental para manter a sanidade mental.
  9. Passar alguns momentos sozinho – o descanso na própria companhia também é aconselhado: ler um livro, passear o cão, tocar um instrumento, cozinhar mas, principalmente, fazer introspeção e observar os próprios pensamentos e emoções.

Necessita de Ajuda Profissional?

Marque já uma das nossas consultas de Psicologia

Acompanhamento da B-Zen®

Procure ter uma vida equilibrada! É importante aproveitar os dias em que se sente bem para ser capaz de introduzir na sua rotina algumas estratégias que multipliquem o seu bem-estar.
Para que nos possamos sentir realmente bem e aumentar os nossos níveis de satisfação, prazer e felicidade na nossa vida, precisamos de criar harmonia entre o corpo, a mente e as emoções.
A B-Zen® foi criada exatamente com este objetivo. A sua Missão é a de contribuir para o bem-estar físico, mental e emocional através dos seus serviços. Esta é uma forma de prevenção da saúde mental das pessoas, individualmente e no coletivo.

Susana Surjan
CEO & Founder

Professora de Yoga, mestre de Reiki e Terapeuta com a missão de capacitar e inspirar um estilo de vida saudável.

Não há comentários

Escreva um Comentário