Uma Vida Equilibrada como prevenção da Saúde Mental
Nos dias que correm, há tempo para ser feliz? Esta é a pergunta que, hoje em dia, muitos de nós fazemos ao lidar com a azáfama do dia a dia. Mas será que temos tempo para pensar em felicidade? Na verdade, este é um termo que nos parece supérfluo em tempos de sobrevivência. No entanto, é uma atitude cada vez mais necessária, senão corremos o risco de entrar na tal “crise de esperança” de que tanto se fala. Hoje em dia, a vida pode parecer ter voltado ao normal, depois dos tempos mais complexos causados pela mais recente pandemia. Porém, muitas pessoas estão ainda a lutar contra a ansiedade, a tristeza, a depressão e o esgotamento mental. Não é por acaso que 2022 é chamado de “o ano da saúde mental”. E ainda bem que assim é porque, apesar de alguns avanços em relação a outras eras, o estigma da saúde mental parece prevalecer até aos dias de hoje e “é importante falarmos sobre este tema e acabarmos com ideias preconcebidas” – como refere a psicóloga da B-Zen® Daniela Costa.
Nos dias que correm, há tempo para ser feliz? Esta é a pergunta que, hoje em dia, muitos de nós fazemos ao lidar com a azáfama do dia a dia.
A verdade é que a sociedade prioriza a gestão das doenças físicas e ainda ignora a realidade de muitas doenças mentais. Por exemplo, só muito recentemente, em Maio de 2019, é que a Organização Mundial de Saúde, finalmente, reconheceu e classificou o Burnout, também chamado de Esgotamento Mental, como uma patologia.
A saúde mental é ainda uma área historicamente negligenciada e que acaba por prejudicar empresas, colaboradores e a própria sociedade como um todo.
Então qual o caminho para a felicidade? Que ferramentas temos ao nosso dispor para a prevenção da nossa saúde mental? Seguem algumas dicas da psicóloga Daniela Costa:
- Manter um estilo de vida saudável – como comer bem e manter uma rotina de exercício físico.
- Dormir bem – o sono reparador diminui a nossa hormona do stress (o cortisol).
- Fazer pausas ao longo do dia – são muito importantes, sobretudo em contexto de trabalho.
- Potenciar o nosso lado criativo – experimentar algo novo, desenvolver um projeto pessoal divertido, ter um hobby como dançar, tocar música, escrever, ou outro capaz de estimular a capacidade criativa.
- Começar o dia com um ritual de relaxamento – nem que seja de apenas 15 minutos de exercícios respiratórios, ouvir uma música tranquila, ler algo inspirador, escrever uma intenção para o dia, etc.
- Praticar meditação – é outra atividade que pode ser incluída na rotina, pois reduz o stresse e ajuda a aumentar o foco e a atenção no momento presente, reduzindo a ansiedade.
- Fazer pausas na utilização das novas tecnologias – é importante fazê-lo ao longo do dia mas, sobretudo, à noite, pois os écrans reduzem a produção de melatonina (a hormona do sono).
- Ter momentos de lazer – o convívio social é fundamental para manter a sanidade mental.
- Passar alguns momentos sozinho – o descanso na própria companhia também é aconselhado: ler um livro, passear o cão, tocar um instrumento, cozinhar mas, principalmente, fazer introspeção e observar os próprios pensamentos e emoções.
Acompanhamento da B-Zen®
Procure ter uma vida equilibrada! É importante aproveitar os dias em que se sente bem para ser capaz de introduzir na sua rotina algumas estratégias que multipliquem o seu bem-estar.
Para que nos possamos sentir realmente bem e aumentar os nossos níveis de satisfação, prazer e felicidade na nossa vida, precisamos de criar harmonia entre o corpo, a mente e as emoções.
A B-Zen® foi criada exatamente com este objetivo. A sua Missão é a de contribuir para o bem-estar físico, mental e emocional através dos seus serviços. Esta é uma forma de prevenção da saúde mental das pessoas, individualmente e no coletivo.
Necessita de Ajuda Profissional?
Marque já uma das nossas consultas de Psicologia