B-Zen®

RSS Artigos Recentes

RSS Próximos Eventos

Lisboa, Portugal & Online

Top
 

Supere a Sua Ansiedade

Jovem sentado no sofá em ansiedade

Supere a Sua Ansiedade

Todos nós, em algum momento, experimentamos ansiedade quando nos deparamos com uma situação stressante ou preocupante. Ansiedade é o sentimento de medo, apreensão e preocupação, acompanhado de náusea, palpitações, dor no peito e falta de ar. Às vezes, isto pode interferir na sua vida normal.

O que é a Ansiedade?

Todos nós, em algum momento, experimentamos ansiedade quando nos deparamos com uma situação stressante ou preocupante. Ansiedade é o sentimento de medo, apreensão e preocupação, acompanhado de náusea, palpitações, dor no peito e falta de ar. Às vezes, isto pode interferir na sua vida normal. Ansiedade excessiva pode estar ligada a outras condições psiquiátricas, como a depressão.

A ansiedade pode assumir várias formas. Pode ser um medo de cobras, medo de alturas ou medo do palco. Ou também pode ser uma preocupação constante com as suas habilidades parentais, uma preocupação constante com o sucesso no trabalho, etc.

Componentes

Diz-se que a ansiedade tem quatro componentes:

Componentes cognitivos: Medo de um perigo incerto.

Componentes somáticos: Quando confrontado com uma situação assustadora, a sua pressão arterial e frequência cardíaca aumentam, tende a suar e o fluxo sanguíneo enviado para os principais grupos musculares aumenta. Os sinais somáticos de ansiedade podem incluir palidez, suores, tremores e dilatação das pupilas.

Componentes emocionais: Os componentes emocionais da ansiedade causam uma sensação de pavor ou pânico, náusea e calafrios.

Componentes comportamentais: Levam tanto a comportamentos voluntários como a involuntários, que podem ser direcionados para evitar a fonte de ansiedade, fator que é bastante comum.

Tipos de Ansiedade e os Seus Sintomas

Existem vários tipos de ansiedade – Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico e Agorafobia, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Transtorno de Stresse Pós-Traumático, Ansiedade Social e fobias específicas. O Transtorno de Ansiedade é muito comum em todo o mundo. É um caso de ansiedade cronicamente recorrente que pode afetar seriamente a sua vida. Pessoas com este distúrbio sentem medo de algo, mas são incapazes de articular o medo específico. Se está constantemente preocupado e tem dificuldade em controlar as suas preocupações, pode estar a sofrer de um distúrbio de ansiedade.

 

Alguns dos sintomas comuns do transtorno de ansiedade são:

  • Tensão muscular
  • Palpitações cardíacas
  • Tonturas
  • Fadiga
  • Falta de ar
  • Suores
  • Náusea
  • Mãos frias
  • Tiques
  • Dificuldade em adormecer
  • Ondas de calor ou calafrios
  • Diarreia e síndrome do cólon irritável

 

A ansiedade pode deixá-lo irritado e irritadiço. Pode cansar-se facilmente e sofrer muitas vezes de insónia. É muito importante que procure ajuda médica profissional. Para o diagnóstico inicial deste problema, é necessária uma boa avaliação com uma entrevista padronizada ou procedimento de questionário com avaliação de especialistas. Deve haver um exame completo para descobrir a causa que poderia ter desencadeado esta condição. Se o paciente tem um histórico familiar de transtornos de ansiedade, essa pode ser uma possibilidade.

Tratamento

Pode obter ajuda e sair da sua situação de medo. Existem quatro tipos de terapia que deram provas de serem úteis e foram usadas com sucesso para resolver os sintomas de transtorno de ansiedade.

Terapia Comportamental: Nesta terapia, vai enfrentar o seu medo num ambiente planeado e, usando diferentes técnicas de relaxamento, aceitar e superar a sua ansiedade e pânico. Isto ajuda-o a tornar-se mais confiante na gestão do medo e da ansiedade e, também, o prepara para enfrentar qualquer tipo de situação indutora.

Terapia cognitivo-comportamental: Este é o tipo mais popular e eficaz de psicoterapia para superar a sua ansiedade. O objetivo é entender o seu processo de raciocínio e ajudá-lo a desenvolver habilidades para enfrentar os desafios, antes que a sua ansiedade assuma o controlo. Isto ajuda-o a:

• Desafiar crenças falsas ou autodestrutivas
• Pensar de forma positiva

Psicoterapia psicodinâmica: Esta terapia ajuda aqueles que têm medo devido a conflitos mentais inconscientes. Foi criado para descobrir o conflito como um meio de parar a ansiedade e o pânico que causam medo.

Terapias alternativas: Diferentes terapias foram desenvolvidas para o tratamento da ansiedade, como o EMDR – uma terapia que utiliza movimentos rápidos dos olhos, sons repetitivos e batidas para reintegrar um cérebro “fora de sincronia”. Até a acupuntura está a ser usada para tratar a ansiedade.

Todas estas terapias dependem de vários fatores subjetivos, como a competência do terapeuta. É aconselhável ir apenas a um psicoterapeuta conhecido e experiente. As técnicas de autoajuda e relaxamento também desempenham um papel importante no alívio dos sintomas de ansiedade. Melhorar os seus hábitos alimentares e reduzir a ingestão de cafeína e açúcar também ajuda. Técnicas de exercício e relaxamento, como yoga, também são muito úteis. Tente estar com os seus amigos e familiares e compartilhar os seus problemas; não deixe acumular antes de se agravar. A ansiedade é muito comum e não é o único a sofrer com ela, por isso não hesite em procurar ajuda.

Precisa de ajuda para controlar a sua ansiedade?

Escolha o nosso serviço com que mais se identifica.

Susana Surjan
Susana Surjan
CEO & Founder

Professora de Yoga, mestre de Reiki e Terapeuta com a missão de capacitar e inspirar um estilo de vida saudável.

Comentário:

Escreva um Comentário