B-Zen®

Lisboa, Portugal & Online

Top
 

Impacto do stresse no nosso corpo

Qual o impacto do stresse no corpo humano?

Impacto do stresse no nosso corpo

O stresse é uma resposta fisiológica normal do nosso organismo, cuja função é manter-nos em alerta e seguros. Porém, quando atinge níveis elevados, o corpo poderá manifestar sintomas que desequilibram o nosso bem-estar. Hoje em dia, vivemos num mundo onde altos níveis de stresse são, constantemente, despoletados. Essa exposição recorrente ao mesmo pode fragilizar a nossa saúde física, mental e emocional, tal como iremos explorar em seguida.
Este artigo pretende dar a entender quais são as diferentes formas de stresse e o seu impacto no nosso corpo. Continue a ler para saber como lidar com o stresse, quais são os seus sintomas e como pode realizar uma boa gestão do mesmo!

Essa exposição recorrente ao stresse pode fragilizar a nossa saúde física, mental e emocional.

Como lidar com o stresse

Se pretende melhorar a forma como lida com o stresse, precisa de saber duas coisas fundamentais:

  1. A perceção de controlo que temos sobre o stresse;
  2. O sentido de competência que temos para lidar com o stresse.

A perceção de controlo significa entendermos que irão existir sempre situações que fogem do nosso controlo. Infelizmente, não há nada que possamos fazer em relação àquilo que não controlamos e, por esse motivo, o melhor é focarmo-nos, apenas, naquilo que está sob o nosso controlo.
O sentido de competência significa perguntar-se a si próprio “Isto stressa-me?”. Se a resposta for sim, pense: “O que é que eu posso fazer para diminuí-lo?”

Ao trabalhar estes dois fatores, irá verificar que os seus níveis de stresse tenderão a diminuir. Para lidar com o stresse, o mais importante é aceitarmos que não conseguimos controlar tudo. Esta aceitação pode ser difícil mas, quanto mais a treinarmos, mais facilmente a conseguiremos alcançar.

Tipos de stresse

É possível identificar dois tipos de stresse: O positivo e o negativo. Como vimos anteriormente, o stresse pode ser benéfico. Em pequenas doses, ele mantém-nos alerta e em segurança, motiva-nos a dar o nosso melhor e ajuda-nos a melhorar o nosso desempenho. Com o stresse positivo, é perfeitamente viável voltar ao estado de repouso inicial sem qualquer dano à nossa saúde. Por outro lado, o stresse negativo afeta a nossa saúde mental e física, com sintomas que iremos enumerar já de seguida.

Sintomas do stresse

 Eis apenas alguns dos sintomas de stresse que afetam a nossa mente e o nosso corpo:

Sintomas psicológicos:

Cansaço mental;

Falta de concentração;

Apatia e desânimo (pensamentos negativos);

Ansiedade;

Preocupação excessiva;

Alterações no humor (mau humor frequente);

Agitação psicomotora (com incapacidade de relaxar);

Sentimentos de sobrecarga.

Sintomas físicos:

Dor de cabeça e/ou dor no peito;

Tonturas e náuseas;

Dor de costas, dor muscular e/ou dor de barriga;

Sensação de cansaço;

Frequência cardíaca acelerada (taquicardia);

Perturbações do sono (excesso ou ausência de sono);

Alergias e constipações frequentes;

Tiques nervosos (ou roer as unhas, por exemplo).

Gestão do stress

Existem várias estratégias eficazes para reduzir as respostas negativas ao stresse, que incluem:

  1. Manter uma rede de apoio social saudável – família e amigos.
  2. Praticar exercícios físicos regulares, como Yoga ou Pilates.
  3. Dormir as horas de sono adequadas todas as noites.

Estas técnicas trazem benefícios importantes para a saúde física e mental e potenciam um estilo de vida saudável. Se precisar de apoio adicional, aconselhamos o acompanhamento por um profissional de psicologia. Um psicólogo poderá ajudar a identificar as fontes de stresse e gatilhos mentais que trazem um impacto negativo à sua vida diária e encontrar as técnicas adequadas ao seu perfil para que possa melhorar o seu bem-estar físico e mental.

Acompanhamento da B-Zen®

Infelizmente, ainda não existe um tratamento milagroso para o stresse. O seu impacto no nosso corpo afeta a cada um de nós de forma única, não existindo um padrão universal. No entanto, como foi referido, existem técnicas que podem ajudar a gerir melhor os seus níveis. Para isso a B-Zen® disponibiliza aulas de Yoga, Meditação e Pilates em regime online e presencial. Caso necessite de um maior acompanhamento profissional, temos ao seu dispor consultas de psicologia, também em regime online e presencial. A gestão do stresse deve ser encarada seriamente e como uma forma de, simultaneamente, melhorarmos a nossa condição de saúde e a nossa qualidade de vida.

Gostaria de melhorar a sua saúde de forma natural?

Experimente uma das aulas de Meditação da B-Zen®.

Susana Surjan
CEO & Founder

Professora de Yoga, mestre de Reiki e Terapeuta com a missão de capacitar e inspirar um estilo de vida saudável.

Não há comentários

Escreva um Comentário