B-Zen®

Lisboa, Portugal & Online

Top
 

O Reiki nas Empresas

Benefícios inquestionáveis para os resultados das organizações
Terapia de Reiki nas empresas

O Reiki nas Empresas

O Reiki é uma técnica ainda pouco conhecida em Portugal, se falarmos na sua aplicação em ambiente empresarial, embora apresente benefícios inquestionáveis para os resultados das organizações.

Segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, cerca de metade dos trabalhadores na Europa considera normal o stresse no local de trabalho. Contudo, este tem como consequência cerca de 50% do tempo de trabalho perdido. Para as empresas, os efeitos penalizadores incluem uma baixa produtividade geral com o aumento do absenteísmo, “presenteísmo” (quando os trabalhadores se apresentam no local de trabalho doentes e incapazes de trabalhar de forma eficaz) e subida das taxas de acidentes e lesões.

Mas como é que se podem minimizar estes impactos? A EU-OSHA considerou essencial uma abordagem preventiva, integrada e sistemática na gestão dos riscos psicossociais. É aqui que entra o Reiki como terapia complementar que pode ser muito eficaz neste contexto.

Cerca de metade dos trabalhadores na Europa considera normal o stresse no local de trabalho. Contudo, este tem como consequência cerca de 50% do tempo de trabalho perdido.

O Reiki é considerado uma terapia complementar pelo National Center for Complementary and Integrative Health nos EUA, e passou a ser alvo de investigação científica. Já todos conhecemos ou ouvimos falar dos benefícios do Reiki quando usado a título individual. Esta técnica proporciona bem-estar e harmonia apenas com uma sessão. E, quando aplicada regularmente, minimiza os sintomas de doenças físicas e mentais, melhorando a qualidade de vida daqueles que dela beneficiam. Por norma, quem beneficia da energia Reiki sente-se com mais energia, menos irritado, mais alegre, empático e motivado, conseguindo reduzir o impacto dos fatores mais stressantes que decorrem da sua vida pessoal e/ou profissional.

Quais são os benefícios do Reiki para as Empresas?

O Reiki pode ter imensos benefícios para as empresas, uma vez que permite capacitar os colaboradores com ferramentas de controlo do stresse e gestão das emoções. Assim, ajuda a alcançar o equilíbrio pessoal dos membros das equipas a longo prazo, o que se reflete em organizações mais humanizadas, criativas, inovadoras e produtivas.
É por esta razão que as práticas de desenvolvimento pessoal como o Reiki, a Meditação, o Mindfulness ou o Yoga, começam a conquistar terreno nas empresas.

Pelas suas características, e do ponto de vista institucional, o Reiki apresenta inúmeros benefícios para a gestão dos Recursos Humanos das organizações. Podemos considerá-lo como um método não invasivo e de aplicação simples, cuja técnica passa pelo toque suave ou mesmo ausência de toque sobre o recetor e por cima da sua roupa.. Assim, é perfeitamente possível aplicar este método em qualquer pessoa no seu local de trabalho. Contudo, a prática de Reiki pode também ser feita à distância, o que pode facilitar o acesso a algumas organizações que prefiram esta modalidade.

É importante reconhecer que as empresas são compostas por pessoas. Como tal, disponibilizar práticas de bem-estar aos colaboradores é dar um salto ao nível da satisfação, inovação e retenção de talentos. As empresas que optam por este tipo de incentivos, atuando de forma preventiva e antecipada, já estão na linha da frente na forma como são percepcionadas pelo exterior, possuindo uma vantagem competitiva com um impacto muito positivo nos seus resultados.

Acompanhamento da B-Zen®

O Reiki, como terapia complementar e ferramenta de harmonização e de redução de stresse, ajuda a construir o equilíbrio pessoal. Na B-Zen®, disponibilizamos o serviço de Reiki às empresas, com sessões para grupos e/ou sessões individuais, de forma presencial ou online. Consulte-nos!

Gostaria de experimentar os benefícios do Reiki na sua empresa?

Conheça as opções que temos para si

Susana Surjan
CEO & Founder

Professora de Yoga, mestre de Reiki e Terapeuta com a missão de capacitar e inspirar um estilo de vida saudável.

Não há comentários

Escreva um Comentário