B-Zen®

Lisboa, Portugal & Online

Top
 

Animação Terapêutica para Idosos

Grupo de idosos a sorrir

Animação Terapêutica para Idosos

Na B-Zen®, acreditamos que os idosos são pessoas cheias de luz, energia e vitalidade. Por vezes, algumas destas características podem estar escondidas no subconsciente devido a diversos fatores. Com o avançar da idade, os séniores tendem a sentir que deixaram de ser necessários, que já não têm propósito de vida e, até, a sentir desmotivação. A sua vida passa a ser apenas uma sucessão de dias e deixa de ser plena e feliz. Mas, na visão da B-Zen®, os idosos ainda têm muito para oferecer. Trabalhando as suas emoções positivas, é possivel ajudá-los a reaver a vivacidade, entusiasmo e dinamismo que outrora tiveram. Apesar dessas emoções, por vezes, estarem esquecidas, elas ainda existem e só precisam de um empurrãozinho para voltarem a estar presentes! Esse empurrãozinho é a Animação Terapêutica para Idosos que promovemos na B-Zen®.

A Animação Terapêutica para Idosos vem dar esse boost de energia que os idosos necessitam para serem felizes e atingirem o bem-estar físico, mental e psicológico. Através de técnicas terapêuticas, queremos trazer essas sensações de volta aos idosos.

Nas nossas sessões de Animação Terapêutica, trabalhamos as memórias e emoções positivas dos idosos, e ajudamo-los a sentir que os seus tempos áureos ainda não terminaram. As emoções são tão importantes quanto a higiene e a alimentação pois, é através delas que renasce a motivação para voltarem a acreditar que conseguem fazer mais. Ou seja, mostramos aos idosos que ainda têm muito para viver e que ainda podem concretizar os seus sonhos.

Utilizando técnicas de aromaterapia, musicoterapia, dança terapêutica, meditação, exercícios dinâmicos, entre outras (sempre as mais adequadas a cada pessoa ou grupo), trabalhamos questões que aumentam a sensação de bem-estar geral.

Mas, além das técnicas utilizadas, cremos que o que, realmente, faz a diferença é o olhar atento e personalizado dos nossos terapeutas.  Este é um serviço pensado de pessoas para pessoas, que promove o bem-estar e a saúde física e emocional.

Resultados/ Histórias Reais

Motivação para andar

O senhor Artur, com mais de 70 anos, afirmava que não conseguia caminhar. Apesar de nada indicar esta incapacidade, do ponto de vista clínico, a falta de crença e a desmotivação impediam-no de pôr em prática as suas capacidades. O animador terapêutico avaliou a situação e encontrou mecanismos de motivação. Através da sua observação atenta durante as suas sessões em grupo, percebeu que o senhor Artur estava enamorado por uma das companheiras da instituição. Assim, utilizou esta informação e combinou com o senhor Artur que, se este conseguisse fazer um determinado percurso, seria recompensado com um “beijinho” da sua “amada”. Desta forma, quebrou as barreiras psicológicas do seu cliente e ajudou-o a perceber que, com motivação e força de vontade, conseguia ultrapassar os obstáculos.

Eliminação de conflitos e Criação de sentido nas atividades

O senhor Manuel Santos estava num lar onde, regularmente, havia um grande alarido entre as funcionárias do lar e o utente. O senhor Manuel estava sempre a desviar lençóis para os dobrar metodicamente, fazendo, com eles, formas geométricas. O olhar atento do Animador Terapêutico levou-o a perceber que as formas geométricas não poderiam ser uma casualidade. Depois de falar com o Diretor do Lar, descobriu que Manuel Santos tinha sido Arquiteto de Interiores e, rapidamente, percebeu que as formas geométricas feitas com os lençóis eram, na verdade, uma forma de manifestação do seu trabalho. Depois desta descoberta, a algazarra com os lençóis passou a ser vista como uma forma de trabalho do senhor Manuel e não como algo sem sentido e insignificante. O senhor Manuel Santos passou a ter regularmente peças de roupa para fazer os seus trabalhos, conquistando, assim, o seu bem-estar.

Retorno das sensações positivas do passado

O senhor Alberto Matos era um ex-atleta de alta competição do Sporting. O nosso terapeuta tinha a função de estimular o exercício físico do utente porém, por vezes, o senhor oferecia alguma resistência. Luís Arez, animador terapêutico de idosos da B-Zen®, começou a utilizar linguagem de competição para motivar o senhor Alberto a realizar os exercícios. Por exemplo, numa simples atividade de caminhar alguns metros, o nosso terapeuta usava palavras como meta, competição, e corrida para o utente ficar motivado a fazer os exercícios. Desta forma, trabalhava não só a parte física e motora mas também as emoções positivas do utente (as mesmas sentidas na época em que era desportista).

Estes pequenos pormenores, ao mesmo tempo tão grandes, fazem a diferença na vida dos idosos. O trabalho das emoções, especialmente das emoções positivas, é algo imprescindível e que contribui imenso para uma boa qualidade de vida, seja ela física, mental ou emocional.

 

Além das emoções, a Animação Terapêutica para Idosos tem vários outros benefícios. Vejamos, em seguida, alguns deles.

Principais Benefícios da Animação Terapêutica para Idosos

Combater a Solidão;

Potenciar as Relações Interpessoais;

Promover as Competências Sociais;

Apoiar na Gestão de Conflitos;

Trabalhar as memórias;

Fomentar as emoções Positivas dos Idosos;

Melhorar o Bem-estar.

Estimular a Integração Social

Destinatários

Idosos de todas as idades.

Valores

Sob consulta

Duração

Sob consulta

Locais

Os serviços de animação terapêutica para idosos da B-Zen® poderão ser desenvolvidos em Lares, Centros de Dia, Casas de Repouso ou outras instituições de apoio a idosos e, também, no domicílio.

Melhore o bem-estar dos seus familiares idosos

Pretende a nossa participação na sua instituição ou no seu domicilio / dos seus familiares?

Animador Terapêutico

Luís Arez Membro da Equipa B-Zen

Luís Arez

Animador terapêutico de idosos e crianças. Realiza animação terapêutica a grupos e a particulares e presta serviços ao domicilio.

  • Animador Terapêutico de Crianças e Idosos

Gostava de usufruir dos nossos serviços de Animação Terapêutica para Idosos?

Então, preencha o formulário e entraremos em contacto.