Top

O Jogo de Afirmação que Faço com os Meus Filhos para Aumentar a sua Confiança

O jogo de afirmação que faço com os meus filhos para aumentar a sua confiança

O Jogo de Afirmação que Faço com os Meus Filhos para Aumentar a sua Confiança

O Jogo de Afirmação que Faço com os Meus Filhos para Aumentar a sua Confiança

Comecei a jogar um jogo de afirmação com os meus filhos. Com as duas crianças mais velhas da minha casa a chegar à idade escolar, notei algumas mudanças na sua auto-estima. Um tem medo de tudo: aos 4 anos de idade, ele ainda dorme connosco e não vai sozinho para o piso de cima. O outro tem a confiança e auto-estima no fundo do poço. Ambos choram com frequência e por coisas mundanas. Eles alegam que não são capazes de fazer coisas que eu sei que são e usam o pretexto de estarem desamparados nas coisas mais simples.

Isto estava a enlouquecer-me. Então, sentei-me e refleti sobre isso. Por outras palavras, sobre como todas essas coisas resultam da baixa auto-estima e em como eu poderia ajudar a melhorar os seus níveis de confiança diariamente. A solução chegou até mim muito rapidamente e está a ajudar tremendamente.

O Jogo de Afirmação como solução

Comecei a jogar um jogo de afirmações com eles. Começamos durante uma das nossas caminhadas. Eu levo-os sempre a passear para queimar energia pela manhã. Durante esse período, tento aproveitar a oportunidade para conversar e encorajá-los, questionando-os sobre vários assuntos e explicando aspetos da vida.

Eles chamam “eu sou” ao jogo e é realmente muito simples. Expliquei-lhes, no início, que eu ia dizer “eu sou” e que eles tinham que pensar em algo bom que eu fosse para completar o jogo de afirmação. Se eles demorasem mais de 10 segundos para inventar alguma coisa, eu ajudava sempre a preencher os espaços em branco. Muito rapidamente, eles deixaram de precisar da minha ajuda.

  • Eu sou… CORAJOSO!
  • Eu sou… GENTIL!
  • Eu sou… ESPERTO!

Respondem eles alegremente! Eles até pedem para jogar. Mas, no início, eles não eram tão receptivos ao jogo. Como tinha de ser eu a jogar durante a maior parte do tempo, no início, eu dizia uma afirmação e pedia que repetissem.

As regras do Jogo de Afirmação

Eles resistiriam às afirmações que lhes parecessem falsas. Respondendo com “Não, eu não sou esperto” ou “Não, eu não sou corajoso”.

Então, eu explicava-lhes como eles, realmente, são inteligentes ou corajosos (o que quer que estivesse a causar-lhes problemas) e ajudava-os a entender porque é que era verdade. Este exercício realmente ajuda a entender que tipo de autoimagem eles possuem para si mesmos, para poder ajudá-los a reformá-la.

Eles não passaram de “não sou corajoso” para “Oh! OK então! EU SOU corajoso!” instantaneamente. Assim como não podemos pular de um extremo para o oposto. Eles precisaram de tempo para se adaptar à mudança de crença mas, depois de alguns dias do jogo, comecei a receber um sorriso tímido e um sussurro da afirmação.

Os resultados

Agora, eles adoram o jogo e destacam as afirmações para que todos ouçam, com pouca ou nenhuma interação minha. Eles dizem que querem jogar o jogo do “eu sou” e, quando digo que podem, eles começam imediatamente a gritar afirmações.

Aquece o meu coração ver a segurança deles crescer e fico muito feliz por poder ajudar a construí-la.

Muitos de nós temos problemas de auto-imagem depois de adultos e a maioria de nós lutou com isso durante toda a vida. Como pais e cuidadores, é importante que reservemos um tempo para garantir que os nossos filhos não desenvolvem o mesmo sistema de crenças que a sociedade e a mídia nos pressionaram a nós.

Garantir agora, em tenra idade, que eles acreditam em si mesmos e nas suas capacidades pode fazer toda a diferença no mundo, quando se trata do quanto eles se saem bem na vida, à medida que crescem e depois de se tornarem adultos.

Com um jogo tão simples que tem tantos benefícios grandiosos. Para eles e para o mundo que eles irão receber como herança.

Quer melhorar a autoestima dos seus filhos?

Experimente os programas de animação infantil terapêutica da B-Zen.

Contrate o autor para serviços de redação ou coaching.

Savannah Shea Blake
Writer, Coach and Founder of Earth and Water

savannah@earthandwater.co

Não há comentários

Escreva um Comentário