B-Zen®

Lisboa, Portugal & Online

Top
 

5 Formas (seguras) de ajudar o Idoso a ultrapassar o Isolamento

Ajudar o idoso a ultrapassar o isolamento

5 Formas (seguras) de ajudar o Idoso a ultrapassar o Isolamento

Desde março de 2020 que a Covid-19 veio dificultar o contacto e proximidade com os idosos. Por pertencerem a um grupo de risco e possuírem um sistema imunitário debilitado, a forma como agora interagimos com eles deve ser preventiva e cautelosa. Porém, as suas necessidades de afeto continuam a existir.

Infelizmente, muitos idosos encontram-se limitados aos lares ou residências de onde não podem ou não devem ausentar-se. Este meio de prevenção evitou surtos nesta população, precavendo-a da doença, mas afetou a saúde emocional dos seniores. As pessoas pertencentes a esta faixa etária e que vivem em instituições, passaram a apenas poder ver os seus familiares através de um vidro que os separa, impedindo qualquer tipo de toque e dificultando, assim, as demonstrações de carinho. Este fator levou a um aumento do sentimento de solidão e de abandono que pode e deve ser evitado, embora sempre de forma segura.

Este meio de prevenção evitou surtos nesta população, precavendo-a da doença, mas afetou a saúde emocional dos seniores.

Para isso, como forma de eliminar estes sentimentos negativos, apresentamos 5 formas (seguras) para ajudar o idoso a ultrapassar o isolamento:

5 Formas (Seguras) de Ajudar o Idoso a Ultrapassar a Sensação de Isolamento

  1. Mantenha uma rotina regular para visitar o seu familiar. – Por exemplo: estabeleça dois dias por semana para o ver. Todas as terças e quintas-feiras retire uma hora para estar com o seu parente (mesmo com um vidro a separar-vos). Assim, o idoso irá compreender que aqueles dias são dedicados a ele e que você quer manter o compromisso de o acompanhar regularmente. Irá mostrar preocupação e interesse em saber como ele se encontra.
  2. Estimule os laços familiares com os outros membros da família. – Se, por algum motivo, mais ninguém o puder acompanhar na sua visita, faça uma vídeochamada no momento em que estiver com o idoso. Acredite que, tanto ele como a família, irão ficar felizes por se poderem ver e conversar um pouco. Esta interação também permite estimular as emoções positivas e eliminar as preocupações que o idoso possa ter para com o resto da família, ficando, desta forma, a saber se todos estão bem e em segurança.
  3. Esteja atento a sintomas que o idoso possa manifestar. –  O isolamento, infelizmente, pode provocar ansiedade e/ou depressão. Estas duas doenças são silenciosas, mas há algumas mudanças no comportamento que as podem denunciar, tais como: tristeza, angústia, falta de apetite, problemas de sono, pensamento negativo, irritabilidade, silêncio, falta de energia, entre outras. Se encontrar algum destes sintomas, comunique com o staff do lar (no caso de um idoso institucionalizado). Peça que estejam atentos e, se necessário, chamem um médico ou proffisional da área para avaliar a situação. Peça também para que sejam incluídas na rotina do idoso atividades prazerosas como a leitura ou a música.
  4. Incentive a espiritualidade do idoso. – Seja qual for a religião, peça-lhe para se manter fiel à sua fé. A esperança que a fé cria nas pessoas impulsiona um equilíbrio entre a mente e o corpo, potenciando o pensamento positivo e melhorando a resposta às adversidades.
  5. Seja compreensivo e paciente. – Esta deve ser a melhor forma de dar apoio a um idoso. Mostre-se atencioso para com as limitações dele. Mostre o quanto gosta dele, que se importa com os seus sentimentos e que apenas lhe deseja o melhor.

Estas são 5 formas de ajudar o idoso a ultrapassar o isolamento de uma forma mais leve. Estamos a ultrapassar tempos adversos, aos quais temos de nos adaptar, e, aos idosos, pode custar ainda mais, pelo facto de estarem limitados ao lar onde residem.

Na B-Zen®, temos um grande carinho pelos idosos e acreditamos que eles ainda têm muito para usufruir. Se precisar de alguma ajuda para melhorar o seu contacto com um idoso das suas relações ou se quiser que o mesmo tenha algum acompanhamento terapêutico entre em contacto connosco.

Obrigada pela leitura.

Deixe, nos comentários, a sua opinião!

Melhore o bem-estar do seu familirar sénior

Conheça os nossos serviços de Animação Terapêutica para Idosos

Susana Surjan
CEO & Founder

Professora de Yoga, mestre de Reiki e Terapeuta com a missão de capacitar e inspirar um estilo de vida saudável.

Não há comentários

Escreva um Comentário