B-Zen®

Lisboa, Portugal & Online

Top
 

Influência do exercício físico na autoestima

Influência do exercício físico na autoestima

Influência do exercício físico na autoestima

Sabia que a prática de exercício físico está intimamente relacionada com o aumento da sua autoestima? É verdade, a influência da atividade física sobre a autoestima é enorme. Quando se pensa em desporto, a primeira ideia que surge são as vantagens que traz para a saúde dos praticantes. Não obstante, os benefícios da prática desportiva vão muito além dos benefícios físicos (como a perda de gordura e a melhoria da resistência e da flexibilidade) e dos benefícios fisiológicos (entre os quais, o melhor funcionamento do sistema imunitário e a prevenção de doenças). Está comprovado cientificamente que o exercício físico ajuda, também, a promover uma boa saúde mental e emocional, aumentando consideravelmente a autoestima de quem o pratica. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa só está verdadeiramente saudável quando o corpo e a mente estão equilibrados. Na B-Zen®, sabemos que fatores como a agitação do dia a dia e os altos e baixos da vida pessoal e profissional, podem fragilizar a nossa saúde e a nossa autoestima. Assim, este artigo tem como objetivo mostrar como o exercício físico é fundamental para nos ajudar a sentir bem connosco e com o que nos rodeia, promovendo um estilo de vida ativo e equilibrado.

Está comprovado cientificamente que o exercício físico ajuda, também, a promover uma boa saúde mental e emocional, aumentando consideravelmente a autoestima de quem o pratica.

Bem-estar e felicidade

A prática de exercício físico é uma das melhores formas de estimular a liberação de endorfinas na corrente sanguínea. Estas hormonas são responsáveis pela sensação de bem-estar e de felicidade e, ao serem transportadas pelo sangue, melhoram o sistema nervoso central, proporcionando a elevação da autoestima, reduzindo sintomas depressivos e de ansiedade, além de manterem o controle do apetite. Com uma atividade física regular, irá sentir-se mais feliz e melhor consigo mesmo.

Qualidade do sono

Um sono de qualidade é fundamental para quem pretende manter uma ótima saúde física e mental. Dormir mal, além de reduzir a concentração e a produtividade, contribui para uma maior instabilidade emocional, estados depressivos e irritabilidade. Para quem tem dificuldade em dormir, colocar o sono em dia será muito mais fácil ao praticar exercício físico. Foi observado, em estudos científicos, que o exercício pode auxiliar no tratamento e prevenção de alguns distúrbios do ciclo sono-vigília, seja diretamente (por ajudar a adormecer mais rapidamente, a ter um sono mais profundo e a acordar menos vezes durante a noite), ou indiretamente (através do controlo de peso e aquisição de hábitos saudáveis). Assim, através da atividade física, poderá ter noites de sono reparadoras, o que resultará em melhor humor, mais capacidade de concentração, menos propensão para cometer falhas, mais capacidade de raciocínio e maior autoestima.

Sinta os benefícios do Treino Funcional

Melhore o seu equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora.

Sociabilização

Realizar exercício físico em grupo é uma ótima forma de conhecer novas pessoas e ter mais motivação para continuar a treinar. Proporciona uma excelente oportunidade para sociabilizar e fazer novas amizades, auxilia as relações sociais, gera afetividade e sentimento de pertença a um determinado grupo. A paixão de competir ou de alcançar um propósito coletivo favorece a solidariedade e a amizade. Partilhar as mesmas dificuldades, ambições e desejos também fará com que se sinta integrado num grupo onde existem objetivos em comum, o que lhe dá uma motivação extra para não desistir, fortalecendo, desta forma, a sua autoconfiança. Para encontrar um grupo de treinos pode inscrever-se em aulas coletivas ou, então, encontrar grupos que pratiquem aulas em ambientes externos (como jardins ou praças). Existem, também, práticas desportivas que permitem fazer atividades em família.

Habilidades cognitivas

Praticar exercício físico pode ser uma medida de proteção contra a deterioração das habilidades cognitivas. Inúmeros estudos evidenciam a importância da atividade física moderada-a-vigorosa (MVPA) na função cognitiva e executiva, especialmente nos idosos. Os seus resultados também confirmam que níveis mais elevados de atividade física, na meia-idade, reduzem o risco de desenvolver disfunção cognitiva no final da vida e que o exercício físico melhora a função cognitiva em indivíduos com mais de 50 anos, independentemente do seu estado cognitivo. Além disso, a prática de exercício promove o bom funcionamento da memória. Exercitar-se regularmente levará a que se sinta mais seguro das suas capacidades, o que irá aumentar a sua autoconfiança.

Acompanhamento da B-Zen®

O objetivo da B-Zen® é ajudá-lo a alcançar a melhor versão de si mesmo. O exercício físico traz inúmeras vantagens, tanto a nível físico, como aos níveis mental e emocional. Na B-Zen®, disponibilizamos diversas aulas de exercício físico, entre elas Personal Training, Pilates, Yoga e Treino Funcional, em regime online e presencial, que contam com acompanhamento permanente e personalizado. Venha experimentar as nossas aulas e aumente a sua autoestima!

Susana Surjan
CEO & Founder

Professora de Yoga, mestre de Reiki e Terapeuta com a missão de capacitar e inspirar um estilo de vida saudável.

Não há comentários

Escreva um Comentário