B-Zen®

Lisboa, Portugal & Online

Top
 

Os benefícios dos exercícios de mobilidade que precisa de conhecer

Homem a realizar exercícios de mobilidade em casa

Os benefícios dos exercícios de mobilidade que precisa de conhecer

Sabia que os exercícios de mobilidade podem influenciar os seus resultados na hora do treino? A mobilidade é característica dos treinos funcionais. A verdade é que os exercícios de mobilidade são essenciais para a motricidade humana e, sem eles, toda a mecânica do corpo fica comprometida. Por esse motivo, os treinos, por norma, devem ser variados e completos. Isto é, devem englobar exercícios de força, de resistência, de equilíbrio, de coordenação e, claro, de mobilidade. Todos estes elementos se complementam e direcionam o praticante para um melhor desempenho físico e uma maior qualidade de vida. O ponto principal deste artigo é salientar a importância dos exercícios de mobilidade no treino funcional, para alcançar o bem-estar, o conforto e a saúde. Falando, então, dos benefícios dos exercícios de mobilidade.

A verdade é que os exercícios de mobilidade são essenciais para a motricidade humana e, sem eles, toda a mecânica do corpo fica comprometida.

Aumento do desempenho

Os exercícios de mobilidade, presentes no treino funcional, têm a vantagem de potenciar a performance do praticante, qualquer que seja a sua condição física. Isto acontece porque as estruturas de mobilidade, envolvidas na execução de movimentos, estão bem desenvolvidas, o que fará com que não haja compensação ou sobrecargas de outras partes do corpo. Isso proporcionará um melhor funcionamento físico durante os treinos e a um consequente aumento do desempenho.

Melhora da eficiência do movimento

Os exercícios de mobilidade ajudam a desenvolver padrões de movimento que aumentam a questão funcional. Ao praticar regularmente este tipo de treino, passa a ser possível realizar movimentos de forma mais segura e mais eficaz. Este facto acontece porque as articulações passam a funcionar de forma muito mais otimizada, o que leva a um aumento da eficiência do movimento.

Promoção da proprioceção

A proprioceção é a aptidão que o nosso corpo tem de avaliar a posição em que se encontra, com o objetivo de manter um equilíbrio perfeito, seja em movimento, parado ou a realizar esforços. Os exercícios de mobilidade atuam para beneficiar as habilidades propriocetivas do corpo humano.

Maior prevenção de lesões

Através dos exercícios de mobilidade, as articulações ganham uma maior capacidade de se adaptar e de realizar movimentos de forma mais segura e eficaz. Graças a este fator, o risco de incidência de lesões diminui consideravelmente.

Experimente os benefícios do Treino Funcional

Reserve o seu lugar numa das nossas aulas de Treino Funcional para melhorar o seu equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora.

Resulta numa maior independência

Pessoas lesionadas ou idosos conseguem melhorar a sua independência e autoestima através do desenvolvimento da mobilidade. Não obstante, para todos os alunos, qualquer que seja a sua condição, é notória uma clara melhoria da funcionalidade motora e do bem-estar geral.

Acompanhamento da B-Zen®

Sem mobilidade não existe nenhuma forma de movimento funcional. É por isso que os resultados dos exercícios de mobilidade são tão importantes. Tendo isso em conta, a B-Zen® disponibiliza aulas de Treino Funcional, em regime online e presencial, de forma a garantir a todas as pessoas, onde quer que se encontrem, uma vida mais saudável. Com os nossos professores de Treino Funcional poderá realizar sessões ao seu próprio ritmo e de acordo com as suas características e necessidades individuais.

Tiago Costa
Professor de Pilates e Treino Funcional

O seu principal foco é a melhoria da saúde através do exercício físico e a sua formação tem sido direcionada para populações clinicas, especialmente em exercício clinico no doente oncológico.

Não há comentários

Escreva um Comentário