B-Zen®

Lisboa, Portugal & Online

Top
 

As melhores ideias para passar mais tempo em família

momentos em família, reunir todos os membros da família, harmonia nas relações entre pais e filhos

As melhores ideias para passar mais tempo em família

Partilhar momentos em família é fundamental para estimular o bem-estar, em especial, o das crianças. Um relacionamento positivo entre os pais e os filhos é uma condição determinante para o bom comportamento e para a saúde física, mental e emocional dos mais novos. Uma criança que tenha o suporte e o contacto de pais que estimulem atividades físicas e intelectuais em conjunto consigo, poderá desenvolver a sua autoconfiança de forma muito mais sólida.
Esses momentos são, também, essenciais para o bem-estar emocional e psicológico dos elementos mais velhos da família. Os pais irão ficar mais confiantes e os avós/tios ficarão felizes por poder acompanhar o crescimento dos mais pequenos. Esta inter-relação entre vários membros da família, fará com que a ligação emocional se acentue e criará momentos felizes para cada um dos seus elementos.

Uma criança que tenha o suporte e o contacto de pais que estimulem atividades físicas e intelectuais em conjunto consigo, poderá desenvolver a sua autoconfiança de forma muito mais sólida.

Na B-Zen®, percebemos que as preocupações e a agitação do dia a dia, podem dificultar o tempo passado em família e que, por esse motivo, por vezes, fica complicado reunir todos os membros da família e desfrutar da sua companhia A vida moderna e cada vez mais agitada provoca muitas distrações que podem influenciar a relação com os mais novos. Assim, é necessário adaptar as atividades familiares de forma a encontrar formas de passar tempo de qualidade com aqueles que mais amamos e criar uma maior harmonia nas relações entre pais e filhos. Neste sentido, reunimos as melhores ideias para que possa aproveitar melhor os momentos de união com a sua família.

Pratique desporto em conjunto

A prática de exercício físico provoca a libertação de alguns neurotransmissores, principalmente da endorfina (neurotransmissor da euforia) e da serotonina (neurotransmissor do bem-estar). Graças a estes neurotransmissores, quando treinar acompanhado pela sua família irá sentir mais conexão com quem estiver a praticar essa atividade em conjunto consigo. Este efeito do exercício físico está associado a um envolvimento social mais positivo, consequência dos neurotransmissores supramencionados, que ajudam a criar ou a fortalecer uma ligação mais sólida entre todos os membros da família.
O Pilates, por exemplo, é uma excelente atividade para praticar em família, porque permite agregar todos os elementos numa aula e, em simultâneo, adequar o treino aos objetivos e necessidades de cada um dos elementos. Além disso, é um momento de relaxamento, convívio e diversão em conjunto.

Realize refeições conscientes

As refeições podem ser um excelente momento para reunir toda a família em volta da mesa. Comer em família proporciona momentos felizes, estimula a união familiar e ajuda a construir boas memórias afetivas. Na B-Zen®, acreditamos que, assim, as refeições, para além de nutrirem o corpo, podem contribuir para “saborear” a presença da família. É, também, importante salientar que a infância é uma fase da vida que merece especial atenção em relação à alimentação, pois é fundamental para um bom desenvolvimento da criança. Aproveite a hora das refeições para passar mais tempo em família, estimular laços familiares e, claro, nutrir o corpo para uma melhor saúde.

Animação Terapêutica Infantil

Experimente como este método promove melhorias ao nível das emoções das crianças.

Faça meditação em família

A meditação guiada para pais e filhos ajuda a fortalecer os vínculos familiares. Fazer meditação em família fará com que esteja a 100% na relação com os seus filhos. Não existe uma idade ideal para começar a realizar meditação. No entanto, a partir do momento em que a criança consiga receber algumas instruções e manter a concentração nas mesmas, estará apta a realizar pequenas sessões de meditação (adequadas à sua faixa etária). Fazer uma curta meditação guiada em família pode ser uma excelente atividade para fazer 10 minutos antes de deitar os seus filhos, uma vez que tem um efeito tranquilizante e pode ajudar a promover uma melhor noite de sono.
Além disso, traz imensos benefícios, tais como diminuição da ansiedade, promoção da calma, e gestão das emoções, tanto para os pais como para as crianças.

Faça atividades que estimulem o desenvolvimento emocional dos mais novos

Utilize técnicas da Animação Terapêutica Infantil da B-Zen® para passar mais momentos divertidos com os seus filhos e, ao mesmo tempo, ajudá-los a adquirir mais consciência das suas capacidades. Um exemplo de atividade é a “Dança em Família” sugerida pelo nosso Animador Terapêutico Luís Arez. O principal objetivo desta atividade é trabalhar a psicologia infantil com a finalidade de observar a interação dos mais novos num contexto diferente do habitual e aproveitar a oportunidade para avaliar os seus níveis de timidez, vergonha ou medo.

Clique AQUI para saber mais sobre esta atividade que irá promover a harmonia nas relações entre pais e filhos, nesta publicação no nosso instagram.

Assista ao Direto ``A influência da vida moderna no desenvolvimento das crianças``

O mundo está em constante evolução. A vida cada vez mais agitada, as novas tecnologias, as tendências e os novos hábitos influenciam a relação entre os pais e os filhos, os gostos e apetências das crianças e até mesmo a forma como elas aprendem. Diante desta realidade, a B-Zen® considera de elevada importância observar o mundo moderno e adaptar as relações familiares a estas diferenças.
Assim, o nosso Animador Terapêutico, Luís Arez, com base na sua experiência profissional e na sua observação cuidada das emoções das crianças, irá abordar, neste direto, quais são os fatores do novo dia a dia que mais influência têm no desenvolvimento das crianças e como é que os pais se podem adaptar à nova realidade. Para isso, irá salientar algumas técnicas que irão criar mais harmonia nas relações entre pais e filhos.
Junte-se a nós, na próxima quarta-feira, às 21:15, na conta de Instagram da B-Zen®.

Susana Surjan
CEO & Founder

Professora de Yoga, mestre de Reiki e Terapeuta com a missão de capacitar e inspirar um estilo de vida saudável.

Não há comentários

Escreva um Comentário